Entenda como chatbots podem melhorar o atendimento dos seus clientes

Os chatbots são softwares de mensagens automáticas que podem otimizar a comunicação entre pessoas e marcas, pensando nisso, muitas organizações estão buscando reduzir os custos de call center com os chatbots de atendimento.

Entenda como o uso de chatbots podem ajudar a sua empresa.

1. Economia com telefonia

Os gastos com serviços de telefonia são bastante onerosos para os call centers. Os chatbots podem diretamente reduzir esses custos, realizando o primeiro atendimento e reduzindo o volume de ligações nas centrais de atendimento.

2. Produtividade da equipe

Os chatbots são extremamente eficientes em serviços simples para o consumidor, como solicitação de informações, agendamento de consultas, geração de 2a via de documentos, localização de lojas, consulta de situação de processos etc.

Utilizando chatbots para solicitações que podem ser automatizadas, a equipe de atendimento fica disponível para realizar atendimentos mais complexos.

3. Motivação dos colaboradores

A sua equipe estará mais motivada, pois estará trabalhando em conjunto com os chatbots, resolvendo as solicitações dos clientes, mas sem sobrecarregar a equipe no dia a dia. Os chatbots são aliados da sua equipe, e realizam o primeiro atendimento e reduzem drasticamente o volume de tarefas operacionais, aumentando a satisfação dos colaboradores e reduzindo o turn-over.

4. Atendimento 24 horas

Chatbots podem trabalhar 24 horas por dia para esclarecer dúvidas e problemas dos seus clientes, realizando atendimento a qualquer hora. Isso significa que a sua empresa pode auxiliar os seus clientes mesmo fora do horário comercial.

5. Atendimento agilizado

Utilizando um chatbot, o consumidor não precisa ficar esperando horas na linha telefônica e tem suas demandas respondidas instantaneamente. Isso traz satisfação para o consumidor e agilidade para o canal de relacionamento, que pode atender mais clientes em menos tempo.

6. Menos erros no atendimento

Os chatbots são programados para entender as solicitações e responder com afirmações pré-definidas. Dessa forma, os chatbots tendem a ser mais assertivos e consistentes, reduzindo as falhas e erros no atendimento. Os chatbots são monitorados e em casos de erros, são realizados ajustes de aprendizagem para correção.

7. Satisfação e retenção de clientes

A medida que os chatbots são treinados, eles aumentam a efetividade nas respostas e no atendimento às solicitações do cliente. Isto leva a maior satisfação e retenção dos seus clientes, evitando perdas e aumentando a chance de compra de novos produtos ou serviços.

adminEntenda como chatbots podem melhorar o atendimento dos seus clientes